Bem vind@s ao Blog da Sociedade Oásis!

Deixem comentarios.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da Aids. Quando o HIV entra na corrente sanguínea de uma pessoa, ele passa a atacar as células do sistema imunológico, responsáveis por defender nosso organismo de doenças. Nesse caso, diz-se que a pessoa é soropositiva.

O que é Aids?

Aids é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Diz-se que uma pessoa tem Aids quando o ataque constante e progressivo do HIV ao sistema imunológico torna seu organismo vulnerável a diversas infecções.

Como se contrai o HIV?

O sêmen, o fluido vaginal e o sangue de uma pessoa com HIV podem contaminar outras pessoas. Manter relações sexuais sem o uso de preservativos e compartilhar agulhas e seringas não esterilizadas são consideradas atitudes de risco.
O bebê de uma mãe infectada pelo HIV pode adquirir o vírus durante a gestação e na hora do parto. O leite materno também pode transmitir o HIV, por isso recomenda-se às mães soropositivas não amamentar.
No passado, muitas pessoas contraíram o HIV ao receber sangue contaminado através de transfusão. Felizmente, atualmente todo o sangue a ser doado é examinado cuidadosamente.

Existem outras formas de se contrair o HIV?

O HIV não é transmitido pela saliva, suor ou lágrimas. Beijar e abraçar uma pessoa com HIV e compartilhar copos, pratos, talheres, roupas, toalhas e banheiro não oferecem risco. Também não se contrai o HIV através de picada de mosquito, ou com a tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
O HIV não é transmitido através das relações sociais.

Tenho o HIV. E agora?

Se você fez o teste anti-HIV e descobriu que tem o vírus, o primeiro passo é procurar por atendimento médico específico. Provavelmente, você terá que fazer exames de sangue para detectar como está seu sistema imunológico e sua saúde em geral. Exames e acompanhamento médico são muito importantes para que você siga o tratamento anti-HIV de forma adequada.

A importância dos exames laboratoriais:

Um dos itens mais importantes para avaliar como está seu sistema imunológico é o exame que detecta o nível de células CD4 (que coordenam a resposta do organismo às infecções) no sangue. O nível ideal varia muito de pessoa para pessoa, mas se houver menos de 200 células por miligrama de sangue, há o risco de ocorrerem infecções. Outro item importante a ser avaliado é a quantidade de HIV presente no sangue, detectada através de exame de carga viral. Quanto maior a quantidade de vírus, maior será o prejuízo para o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário